quarta-feira, 21 de julho de 2010

Paga e não "sopres"...


Hoje fui multado!
No exacto momento em que atendo o telemóvel passa um carro da polícia por mim que não se inibiu de inverter a direcção que seguia numa linha contínua e colocar em perigo os condutores que seguiam em sentido contrário.

Algum tempo depois encosto e sou abordado por um polícia ainda novo, forte mas ágil, de expressões carrancudas e visivelmente mal disposto!

- Os seus documentos e os documentos da viatura!
- Pelo menos Bom Dia não? – digo eu…
- Vamos ver se é um bom dia ou não - replica o shor agente!
Saio do carro pois os documentos estavam no banco de trás…
- Alguém o mandou sair do carro? – Pergunta num tom claramente agressivo.
- Os documentos estão no banco de trás e como os pediu tenho de sair do carro - argumento.
- Então ande lá e volte para o seu lugar.

Assim fiz. Até este momento ainda não me tinha dito o motivo pelo qual estava a ser multado apesar de eu já saber a resposta. Pouco tempo depois volta ao meu lado e pergunta:
- A carta verde?
- Está no porta-luvas.
- Então faz favor de ma facultar!

Tiro a carta verde, entrego-a e nesse momento saio do carro novamente. Aproximo-me deles, entretanto tinha chegado outro agente ao local (acho que é obrigatório serem dois) e fico a observa-los enquanto o primeiro tira todos os dados necessários para elaborar a multa.
- Você sabe qual o motivo pelo qual esta a ser autuado? – Pergunta o agente.
- Sei, mas se me quiser elucidar nos termos técnicos adequados agradeço.
- Você ia a falar ao telemóvel enquanto praticava o acto de condução – responde visivelmente irritado e com cara de quem bebeu meio frasco de laxante instantes antes de começar a fazer efeito.
- Sim, ia de facto a falar ao telemóvel – confirmo, já descrente na possibilidade de safar a multa.

Nesse momento é-me dito o valor da multa que paguei na hora.

Entretanto o agente continua a tirar dados do carro, perdão, da viatura, e a analisar os meus documentos. Ao analisar a carta verde pergunta no alto da sua suprema sabedoria:
- Você não sabe que a vinheta no canto da carta verde é para recortar pelo picotado e colocar no vidro do carro?
- E você não sabe que existem cartas verdes que têm duas vinhetas, uma em cada canto, e que uma delas já se encontra colocada no vidro do carro? – respondo de forma corrosiva e já farto da arrogância daquele agente!
- Ouça lá – responde ele – não precisa ficar mal disposto, nós estamos apenas a cumprir o nosso dever.
- Eu pelo menos tenho um bom motivo para ficar mal disposto porque acabei de pagar 120 euros de multa enquanto você está mal disposto e mal-encarado sem motivo nenhum! E quanto a cumprirem o vosso dever sim, se ele se basear em passar multas, estão a faze-lo de forma exemplar.

Entretanto afasta-se, suponho que para analisar o carro para ver se me podia multar por mais alguma coisa tal a forma minuciosa como analisou cada detalhe, e fica o outro agente, bem mais agradável, que me aconselha a ter calma.
Depois da revisão integral do carro o agente continua a tirar dados (se eu fosse polícia nunca passaria multas tal a complexidade burocrática que tal acto exige) e ao passar a morada para o registo da multa questiona-me:
- Santa Eugénia?... Isto fica onde?
- Olhe, descubra! – respondo de forma seca e directa.
- Pertence a Vila Real – responde, para minha surpresa, o segundo agente enquanto era fulminado pelos olhos do primeiro.
- Aqui tem o recibo da multa – diz ele estendendo a mão.
- Acho mal – digo eu – acabei de pagar 120 euros e nem a um brinde tenho direito! Pelo menos um crachá da polícia a fingir ou algo do género, só vos ficava bem…
- Espere uma notificação da antiga DGV por causa desta multa e prepare-se para uma eventual inibição de conduzir durante algum tempo – diz ele ignorando o que eu tinha referido numa tentativa de aliviar a tensão e já conformado.
- O quê?!?! Por causa de atender o telemóvel por segundos vão-me inibir de conduzir?!? – exclamo, completamente incrédulo.
- Não foi apenas por esse motivo, foi o acto de usar o telemóvel enquanto praticava o acto de conduzir e por comportamento injurioso para com um agente da autoridade. Tenha um bom dia!

FUCK...

7 comentários:

  1. És fantastico. falei contigo à tarde e soube mesmo bem, já tinha saudades de ouvir-te.
    Quanto aos teus textos eles geram sempre em mim duas sensações maravilhosas, ou me divertem e me fazem rir sem parar ou me deixam a pensar.
    Kisses
    Claudia P.

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah
    So tu para teres este estado de espirito depois de pagares uma multa!!!!!!!
    Parti-me a rir com esta tua historia. Mas que esperavas tu depois de dares tanga ao policia? Um louvor publico?????
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Holla
    Isso anda muito calmo para esses lados! Para quando um novo texto, ja tenho saudades de te ler por aqui.
    Alem disso não te tenho encontrado pela net ultimamente, sei que andas ocupado mas tambem me cheira a rabo de saia :))))
    Va, posta lá mais um texto, só um.............
    Kisses
    Claudia

    ResponderEliminar
  4. deves ter a mania!!!!!

    BA

    ResponderEliminar
  5. Claúdia, Ana, "Trenga" e meu caro Or ;)
    Obrigado pela vossa presença, pelos vossos comentários e por me "fazerem" continuar a escrever as minhas parvoíces...
    Beijos e abraços
    Vosso JP...

    ResponderEliminar
  6. Fizeste-me rir com este teu texto... Grande presença de espírito e também muito crítico em relação à "autoridade".
    E como já disse nunca desistas e continua a deliciar-nos com os teus textos ou "contos"
    Beijo e parabéns
    Matilde

    ResponderEliminar

Devaneios!