sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

INTERRUPÇÃO INVOLUNTÁRIA DO NATAL!

Escrevo este texto no alfa pendular a caminho de Lisboa...
O Natal sempre me trouxe sensações de paz e amor, de conforto e alegria pelo convívio entre as pessoas, pela sua natureza bucólica, mágica e envolvente. Pelo ambiente único que a pequena aldéia de onde sou natural propicia.

A véspera de Natal é sempre um rodopio, há sempre inúmeras coisas a fazer até ao fim da quadra Natalícia. Pouco lazer e muito trabalho que envolve sempre uma grande dose de responsabilidade e espirito de sacrifício.

Quase toda a comida é preparada no dia 24 para que esteja tudo fresco e fofo. A minha função é, obviamente, enfardar de tudo um pouco para aferir da qualidade de tudo antes de ir para a mesa para serem devoradas por todos aqueles que nos visitam. Tremenda responsabilidade para não falar da capacidade de sacrifício pelo facto de tudo aquilo que como vir a ferver directamente para a boca. Sejam os bolos de bacalhau, as filhós, o polvo, a "raielha", as rabanadas, etc..., tudo vem directamente do fogão, da frigideira ou do forno directamente para a minha boca...

Após duro trabalho é tempo para um pouco de lazer e diversão, saíndo para a rua e enfrentando o frio cortante para visitar vizinhos e amigos. Desejar "boas festas" é apenas um pretexto para beber vinho do porto e comer de tudo um pouco!

Depois volta-se a casa para a Céia de Natal, abrir as prendas em volta da lareira e voltar à rua para ir até à enorme fogueira no cruzeiro da aldéia, tão grande que normalmente dura 4 ou 5 dias!
Dia 25 vai-se à missa de Natal (não falho uma desde 1954), almoço em familia e, se depois do almoço ainda me conseguir mexer, sair novamente para mais umas visitas que não se fizeram no dia anterior (ou para visitar novamente as casas onde o vinho era mesmo bom)...

Não me perguntem porque mas o Natal na aldéia tem sempre mais qualquer coisa...

Por isso este ano decidi ABORTAR o Natal (sosseguem, fi-lo numa clinica devidamente autorizada) pois a Lisboa falta muita coisa. Falta a aldéia, algumas pessoas especiais que já partiram, outras que estão noutro lugar a passar o Natal e uma em particular que é o melhor do meu pequeno Mundo e entrou na minha vida de forma tão simples quanto intensa, tal como dois dedos numa vagina menstruada...

De qualquer forma para todos os que não abortaram o Natal desejo-o cheio de Amor, paixão e muito calor humano...

3 comentários:

  1. Ai ai
    Então o menino vem passar o natal ao sul e nem avisa? Nao se faz isso à menina!
    Boas festas homem tocha :))
    Jitos

    ResponderEliminar
  2. Olá João,
    Como eu gostava de fazer uma interrupção voluntária do Natal e também dos festejos de Fim de Ano! Como poderás entender para mim esta é uma das épocas mais dificeis que estou a passar... por isso gostaria de ter adormecido no dia 23 de Dezembeo e acordar já no dia 2 de Janeiro de 2011! Mas a vida continua e tenho que continuar a minha luta ainda que seja complicado.
    Parabéns pela tua escrita e aqui deixo também o meu grito de desabafo.
    Obrigada por existires!
    Beijinhos da amiga
    Matilde

    ResponderEliminar
  3. Pois é, o menino andou por aí mas foi apenas para estar com a familia e, apesar de ter estado bem perto, foi apenas com a familia que estive!
    Agora as minhas prioridades são outras e bem mais simples...
    Espero que estejas bem e que tenhas um grande ano!
    Beijo

    Querida Matilde
    Bem sei que esta fase das "festas" não te trazem boas recordações mas a vida é mesmo assim e não adianta enfiar a cabeça debaixo da terra e esperar que passe. Temos de aceitar as coisas más da mesma forma que as boas. Não é facil mas é talvez a única forma de lidarmos com isso. Espero que tenhas um ano Bom.
    Beijos

    ResponderEliminar

Devaneios!