domingo, 30 de maio de 2010

B. B. King - The Thrill Is Gone (From B. B. King - Live at Montreux 1993)



Ontem, o rei do Blues veio a Portugal. Estranho pelo facto de iniciar uma digressão europeia num concerto livre e numa pequena vila do alto Douro. Eu e as mais de vinte mil pessoas presentes agradeceram. É realmente fantástico ver um senhor de 85 anos tocar com a paixão de um miúdo que dá os primeiros acordes, puxar pelo público de uma forma autoritária como que a exigir mais de 20 mil pessoas que se não vibravam de forma mais eufórica era pelo facto de estarem incrédulos com a energia e paixão que se soltava a cada acorde da guitarra que parecia ter voz própria.

Apesar das dificuldades motoras que o impediram de se levantar sozinho e de se retirar numa cadeira de rodas a alma e paixão pelos Blues continua Jovem e mais intensa que nunca. Foi uma noite perfeita. Sabrosa foi ontem local de peregrinação. Encontravam-se pessoas de todo o lado. Espanha, França, Inglaterra, Estados Unidos e de todos os pontos do País acorreram homens e mulheres, muitos deles jovens, para assistir a mais uma prova viva de que a paixão pela música se sobrepõe à idade ou estado social.

No fim, soube a pouco. Mas isso é uma inevitabilidade de todo e qualquer concerto que nos marque. Este foi marcante pela história, pela densidade musical e pela paixão que sobrevoou o parque Verde das Piscinas Municipais de Sabrosa.

PS- Não se interrompe um concerto para operações políticas de charme. De qualquer forma obrigado pela oportunidade de ouvir bem perto um dos mitos vivos da guitarra e dos Blues!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Devaneios!