sexta-feira, 16 de abril de 2010

Língua Portuguesa

Criei este blog com duas intenções claras:
1ª Começar a escrever por sistema para me auto-disciplinar e criar rotinas de escrita;
2ª Para tornar públicos os meus feiticismos e devaneios constantes.

Logo após o primeiro texto recebi algumas reacções e um dos pontos em comum era o facto de, em alguns casos, não respeitar a correcta acentuação de palavras. Estou completamente de acordo e já corrigi esses erros sendo que terei esse cuidado em todos os textos que venha a escrever no futuro.
Por vários motivos mas essencialmente porque sou apologista da preservação da língua portuguesa!

Ora isto leva-me a algumas considerações relevantes acerca do tema. Desde logo pelas sucessivas tentativas de assassinato de que a Língua Portuguesa tem sido alvo. A começar nos adolescentes de hoje e a acabar nos pseudo intelectuais que acham que está na hora de mudar o acordo ortográfico em nome da evolução e da aproximação aos nossos irmãos brasileiros (porque me parece ser a única consequência imediata que isso irá provocar além do extermínio de uma das poucas coisas que ainda nos caracteriza como povo).

Podem alegar que melhora a fonética e que aproximando a ortografia à forma como falamos se darão menos erros nas escolas. Desde logo aqui surge uma questão óbvia! Com o novo acordo ortográfico os adolescentes vão automaticamente aprender a escrever sem comer as vogais, sem trocar o "ch" pelo xis? Tomando como exemplo uma composição da escola (não me processes amiga) percebe-se que a tarefa não será simples, principalmente tendo em conta que não haverá um período de transição nas escolas!

" REDAXÃO

O PIPOL E A ESCOLA'

Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola.
Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola.
Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso?Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme?

Hã?E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.

Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato.
Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé.

Tarei a inzajerar?"

Se um dos argumentos é uniformizar a língua portuguesa para dar menos erros na escola então porque não se faz uma mudança radical e se adopta a linguagem deste aluno do 9º ano que é também a forma de linguagem mais usada entre os adolescentes? Estaríamos a facilitar a vida dos pobres desgraçados que têm a terrível tarefa de aprender uma língua complicadíssima e ao mesmo tempo a honrar o tremendo esforço feito pelas nossas crianças em criar uma linguagem única e complexa ao ponto de ser quase indecifrável! Acabava-se a vassalagem aos "velhos do restelo" e rompia-se de forma corajosa com o passado!

Outro dos argumentos para a adopção do novo acordo prende-se com o facto das relações entre os países lusófonos ficarem facilitadas na medida em que uniformizará a linguagem aproximando os cerca de 250 milhões de pessoas que a CPLP engloba. Esta será, talvez, a razão mais aceitável. Apesar disso gostava que alguém me explicasse o que de tão extraordinário advém dessa aproximação?
Essa aproximação prende-se essencialmente com motivos políticos e económicos e não me parece que seja a alteração da "nossa" língua que irá melhorar as relações políticas ou desenvolver relações económicas excepcionais. As questões políticas são baseadas no respeito pelas instituicões e suas culturas (que naturalmente envolve a Língua) e as económicas naturalmente baseadas nos benefícios mútuos!

Mudar apenas porque sim não basta. Pessoalmente custa-me esta mudança porque sempre foi uma das coisas que me deu prazer, a escrita! Aprendi uma Língua que é reconhecidamente complexa mas cativante. E isto não sou apenas eu que o digo, são muitos dos supostos beneficiados com a mudança de língua, pessoas da comunidade lusófona e não só, que o afirmam!

Andamos tão preocupados com a evolução sem olhar a quem nem porquê que nos esquecemos do real significado das coisas e que algumas devem ser preservadas. Não será a Língua portuguesa uma delas?

3 comentários:

  1. Então e quem sabe escrever o bom e velho português onde fica com este acordo acortográfico????? então agora a burra sou eu porque não sei escrever com erros??????? é delirante como os joguinhos politicos manipulam coisas tão importantes como a nossa identidade!

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  2. FINALMENTE.... Que belo presente, este TEU blog! Mil beijos. Voltarei sempre... ;) LAPD

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  3. Pois é Alex, fuck them!

    LAPD? - Los Angeles Police Department????;)

    Voltem (rápido!!) sempre...

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Devaneios!